Este ano comemora-se o ano internacional Matemática do Planeta terra, um desafio à escala mundial proposto pela Unesco com o intuito de tornar visível o papel preponderante da matemática, consciencializando para a preservação e proteção do nosso Planeta.
No dia 13 de novembro 110 alunos das turmas A, B, C, D, E e G do oitavo ano e turmas B e C do nono ano deslocaram-se à Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa para visitar a Exposição MATER 2013 – Matemática no Planeta Terra, acompanhados por cinco docentes do 3.º ciclo do grupo de Matemática e três professores convidados.
Esta exposição tem como objetivos: contribuir para a divulgação da Matemática enquanto ciência omnipresente no quotidiano intemporal; divulgar a ligação entre a matemática e outras áreas do saber; promover a divulgação do património histórico-cultural da região sul, nomeadamente através da classificação matemática de padrões de simetria identificados em monumentos e peças de arte; contribuir para a compreensão e divulgação da Matemática apresentando várias atividades didáticas para os alunos.
A exposição apresenta quatro vertentes distintas.
MATER Tempo – consiste numa escala onde toda a história do Universo é confinada a um ano civil, sendo que 1 segundo corresponde a 500 anos. Nessa escala são ainda referidos os acontecimentos matemáticos mais importantes bem como a cronologia da introdução dos símbolos matemáticos.
MATER Espaço – consiste numa escala de modo a que as dimensões de todos os objetos conhecidos, desde a mais pequena partícula até ao próprio Universo conhecido, possam ser comparadas. De referir que foi construído um modelo do sistema Solar, à escala, que foi espalhado pelo Concelho de Almada considerando que o Sol tem um diâmetro de 1 metro.
MATER Arte – através de um programa interativo, foram mostrados certos aspetos sistematizados do património artístico, nomeadamente do Concelho de Almada.
MATER Quotidiano – ilustra a pertinência da Matemática na nossa vida diária através de Teoria dos Grafos, Matemática Financeira e da Estatística.
Os alunos demonstraram muito interesse e participaram ativamente na atividade, colaborando com os professores responsáveis pela exposição.
(texto e imagens fornecidos pelo grupo disciplinar de 3.º ciclo de Matemática)