Geologia no Monte, Projeto Ideias na NaTUreza
As atividades práticas sempre tiveram uma importância relevante nos currículos das ciências pelas potencialidades que possuem no desenvolvimento de capacidades e competências nos alunos. Qualquer estratégia de aprendizagem que exija de um aluno uma atitude ativa em vez de passiva, levando-o a aprender melhor com a experiência direta é uma mais-valia para a aquisição e consolidação de conhecimentos.
Entendemos assim que muitas vezes é necessário, e oportuno, exportar o conteúdo da sala de aula, em regime formal, para fora da mesma e adotar alternativas metodológicas para potenciar as aprendizagens dos alunos, num contexto não-formal, permitindo desta forma a consolidação do conhecimento.
É para nós, professores da área das ciências naturais, evidente que o dinamismo no planeta Terra não pode ser compreendido apenas com base nas folhas de papel do manual escolar, devendo ser complementado com a aplicação do conhecimento previamente adquirido em regime formal, em diferentes contextos de aprendizagem, através da recolha, interpretação e discussão de dados.
Partindo destas ideias e por proposta do professor Luís Nabais a turmas do 7ºBMC e do PIEF partiram à descoberta do património geológico e cultural do Monte da Caparica. Numa caminhada até Porto Brandão, num dia de inverno soalheiro, vimos fósseis de animais marinhos, rochas de origem sedimentar, fizemos experiências no campo, descobrimos lendas de casas abandonadas e ainda presenciamos as marcas da indústria naval e conserveira.
A caminhada serviu para ensinar e aprender. Para rir. Para descobrir coisas novas. Para aproveitar o sol e a natureza. Para partilhar.
Só a multiplicidade de estratégias no processo ensino-aprendizagem poderá garantir maiores oportunidades para a construção do conhecimento, fornecendo aos alunos diferentes abordagens de um mesmo conteúdo. E o caminho passa certamente por aqui.
Fevereiro de 2022
Rute Joana Silva Costa e Luís Nabais
Professores do grupo 520, Agrupamento de Escolas da Caparica