Participa nos estudos internacionais PISA, TIMSS 4.º ano, TIMSS Advanced (Matemática A e Física do 12.º ano).
TIMSS 4º ano – 12 de março – alunos do 4º ano turma B da Escola EB/JI n.º 2 da Costa da Caparica
PISA – 14 de abril – 42 alunos de 15 anos da Escola Básica 2/3 da Costa da Caparica e da Escola Secundária do Monte de Caparica
TIMSS Advanced – 4 de maio – alunos que frequentam as disciplinas de Matemática A e Física do 12.º ano
Em 2015, Portugal irá participar nos Estudos Internacionais PISA, TIMSS 4.º ano e TIMSS Advanced. Milhares de jovens de todo o mundo irão representar os seus países. Se quiser saber mais sobre os Estudos Internacionais em que Portugal participa clique nos seguintes sites: http://iave.pt/np4/aval_int/ http://www.oecd.org/pisa
O PISA – Programme for International Students Assessment – desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico(OCDE), visa avaliar se os alunos de 15 anos, aqueles que na maior parte dos países participantes se aproximam do final da escolaridade obrigatória, estão bem preparados para enfrentarem os desafios da vida quotidiana.Os testes PISA foram concebidos para avaliar se os alunos de 15 anos conseguem mobilizar as suas competências de leitura, matemática ou ciências na resolução de situações relacionadas com a realidade. Não pretendem, portanto, avaliar se esses mesmos alunos são capazes de reproduzir os conhecimentos adquiridos nessas áreas. Trata-se de uma avaliação da literacia em leitura, matemática e ciências.
O TIMSS – Trends in International Mathematics and Science Study estuda a eficácia do currículo e do ensino com base no desempenho dos alunos, pelo que é importante que os participantes dos diferentes países tenham os mesmos níveis de escolarização, i.e., que tenham aprendido matemática e ciências durante um número equivalente de anos de educação formal. Assim, os anos escolhidos são o último do que é designado na maior parte dos países por ensino primário, o 4.º ano de escolaridade, e o 8.º ano. O TIMSS advanced destina-se aos alunos do final do ensino secundário das disciplinas de Matemática A e Física.
A participação das «escolas» e dos seus alunos é voluntária. Os resultados obtidos não são, nem devem ser, usados individualmente para qualquer avaliação interna ou externa dos alunos e/ou das respectivas escolas. Os valores plausíveis, obtidos por amostragem de larga escala, estimam competências e conhecimentos de grupos de grande dimensão, e não de elementos individuais desses grupos.
Os resultados dos estudos internacionais têm, contudo, um propósito maior: representar o nosso país internacionalmente e fazer o diagnóstico do nosso sistema educativo segundo padrões internacionais reconhecidos. Estes resultados são fundamentais para identificar áreas e processos de ensino e aprendizagem que permitam melhorar o sistema educativo nacional, tendo por referência os sistemas educativos de outros países.
Agradecemos desde já aos alunos, famílias e professores que participaram e colaboraram na execução destes projetos.
Se foste convocado para a Seleção de Portugal, não faltes! Contamos contigo!…