Skip to content

NOTÍCIAS DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE ATLETISMO

Triatlo Técnico do Grupo Desportivo do Cavadas

trialto1214

Decorreu no sábado passado, dia 13 de Dezembro, na pista de atletismo Carla Sacramento, o Triatlo Técnico do Grupo Desportivo do Cavadas.

Mariana Merineanu e Inês Diogo, com grandes desempenhos, em particular no lançamento de Peso, classificaram-se respetivamente na 1ª e 2ª posição da prova de infantis femininos. O lugar mais alto do pódio vai, contudo, para Joaquim Maia.

Esta iniciativa, bem como muitas outras que têm palco no concelho do Seixal, é muito fruto do trabalho de um grande Senhor do Atletismo português. Joaquim Maia, a quem um grave acidente de trabalho ocorrido na sua juventude não lhe conseguiu roubar o sentido de humor e uma grande disponibilidade para servir as crianças e jovens do seu concelho, em especial, os atletas que representam o seu clube do coração, o Grupo Desportivo do Cavadas. Não podemos deixar de aproveitar este espaço em que temos o privilégio de divulgar alguns factos e ideias para apresentar o exemplo deste grande homem. Desde 1967 que circulamos pelas pistas de Atletismo, conhecemos todos os grandes treinadores de Atletismo portugueses. O sentido pedagógico de Joaquim Maia só tem paralelo em Luís Aguiar, o primeiro treinador português com sucesso no plano internacional. Estes dois treinadores não tiveram acesso à formação universitária mas, adotando expressões de Augusto Cury, souberam decifrar na perfeição os códigos do altruísmo e da solidariedade. Nos tempos que correm esta sabedoria é, cada vez mais, essencial para a reconstrução de uma sociedade inclusiva.

Prof. Joaquim Neves