Triatlo Técnico do Grupo Desportivo do Cavadas
Decorreu no sábado passado, dia 13 de Dezembro, na pista de atletismo Carla Sacramento, o Triatlo Técnico do Grupo Desportivo do Cavadas.
Mariana Merineanu e Inês Diogo, com grandes desempenhos, em particular no lançamento de Peso, classificaram-se respetivamente na 1ª e 2ª posição da prova de infantis femininos. O lugar mais alto do pódio vai, contudo, para Joaquim Maia.
Esta iniciativa, bem como muitas outras que têm palco no concelho do Seixal, é muito fruto do trabalho de um grande Senhor do Atletismo português. Joaquim Maia, a quem um grave acidente de trabalho ocorrido na sua juventude não lhe conseguiu roubar o sentido de humor e uma grande disponibilidade para servir as crianças e jovens do seu concelho, em especial, os atletas que representam o seu clube do coração, o Grupo Desportivo do Cavadas. Não podemos deixar de aproveitar este espaço em que temos o privilégio de divulgar alguns factos e ideias para apresentar o exemplo deste grande homem. Desde 1967 que circulamos pelas pistas de Atletismo, conhecemos todos os grandes treinadores de Atletismo portugueses. O sentido pedagógico de Joaquim Maia só tem paralelo em Luís Aguiar, o primeiro treinador português com sucesso no plano internacional. Estes dois treinadores não tiveram acesso à formação universitária mas, adotando expressões de Augusto Cury, souberam decifrar na perfeição os códigos do altruísmo e da solidariedade. Nos tempos que correm esta sabedoria é, cada vez mais, essencial para a reconstrução de uma sociedade inclusiva.
Prof. Joaquim Neves